Alimentação

  O foque que o conhecimento Pa-Kua dá à alimentação é aquele onde o corpo recebe a quantidade correcta de vitaminas, minerais e nutrientes essenciais, através da transformação na ingestão de alimentos. Ou comer, na quantidade e qualidade que o corpo necessita para manter sua própria harmonia e vitalidade em todas as suas actividades diárias. Uma vez mais, a filosofia de ajudar o organismo diante das suas tarefas diárias, entra em acção. Principalmente durante os períodos de doença ou desarmonias (como os chineses dizem) se opta por realizar mudanças na nutrição a fim de complementar o corpo com substâncias que poderiam ter se esgotado durante este período, é preferível optar por uma mudança natural e harmônica na alimentação a ter que ingerir medicamentos ou ter que se submeter a métodos invasivos e agressivos para o nosso corpo.

 

  No decorrer do dia o organismo realiza diferentes funções e tem diversas necessidades. O corpo humano (decorrente de uma noite de sono) tem uma necessidade de alimentação que ajudará algumas pessoas a despertar para que, dessa maneira, se leve a cabo o cumprimento de uma necessidade. Este e outros requisitos nutritivos que provém de uma actividade em algum momento do dia. Aqui, uma vez mais, o conceito de Céu, de Homem e da Terra se volta a repetir, mas nesse caso, sobre as divisões, tanto no que diz respeito às horas do dia, como dos alimentos. Também, iremos observar a aplicação do conceito Ying Yang nesta disciplina, assim como o dos 5 elementos e os 8 estados de mudanças.

 

  A disciplina de Alimentação dentro da Escola Pa-Kua é, ao mesmo tempo, simples e complexa que permite a sua utilização para seguimento de uma dieta, podendo ser utilizada como uma dieta rígida ou para se usar como guia na incorporação de hábitos alimentares mais saudáveis. A metodologia é clara e fácil de incorporar. A compreensão da Alimentação dentro do Conhecimento Pa-Kua não requer um conhecimento profundo da filosofia chinesa ou da anatomia Humana.

 

  O seminário de Alimentação na Escola Pa-Kua pode ser estudado por qualquer pessoa sem importar se tem conhecimentos prévios e para aqueles profissionais da saúde, é um seminário de sumo interesse.

 

 

designed by Miguel Coimbra